Comissão Ambiental da Biologia
A Comissão Ambiental da Biologia (CAMBIO) é um grupo de Extensão Universitária — formada por alunos do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP) e vinculada à Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx) —, responsável por promover atividades relacionadas à Educação Ambiental e à Sustentabilidade, dentro e fora da USP. Desde sua fundação, em 2009, soma esforços por meio de diversas atividades para preencher lacunas de formação em conteúdos ambientais, buscando aprender por meio da cooperação e participação, como no desenvolvimento de projetos sociais. Este texto objetiva relatar os principais aprendizados e dificuldades encontradas na trajetória da equipe, a fim de dialogar com outras esferas da Educação Ambiental e com outros grupos de Extensão Universitária, contribuindo para o fortalecimento da dimensão participativa de formação socioambiental no ensino superior.
ATIVIDADES
Semana do Meio Ambiente
A Semana do Meio Ambiente funciona como um chamado para a sociedade refletir sobre questões socioambientais e pensar em possibilidades concretas de participação. Focamos nossos esforços em oferecer um apanhado de conhecimento prático a respeito de sustentabilidade, e de embasar discussões sobre os temas em voga na atualidade.
Ecoarraial Junino
Em parceria com a Estação Biologia, o Parque Estadual do Jaraguá e a Fundação Florestal, organizamos o Ecoarraial Junino, proporcionando diversas atividades com discussões socioambientais e comidinhas naturais. Junto ao Parque Estadual, também dialogamos com a comunidade indígena Tekoa Yvy Porã, presente no local.
Bio na Rua e Bio na Remo
O Bio na Rua é um evento de Extensão Universitária promovido anualmente pelos estudantes do Instituto de Biociências desde 2009, e tem o objetivo de diminuir a barreira existente entre a Universidade e as pessoas externas a ela, além de despertar o interesse da população pela Biologia. A CAMBIO participa do Bio na Rua desde 2011 e do Bio na Remo desde sua criação, tradicionalmente ocupando-se da temática sócio-ambiental. Na última edição, no ano de 2023, as atividades da extensão enfocaram principalmente o ciclo da água e o porquê a responsabilidade hídrica é tão importante nos espaços urbanos, especialmente nos últimos anos. Elas giravam em torno de duas dinâmicas principais: “Ciclo da água” e “Rios e Ruas”.
Campanhas
Ao longo do ano, realizamos Campanhas Socioambientais. Elas têm duração relativamente curta (de uma semana a um mês), mas por serem realizadas em meses diferentes ao longo do ano, conseguem fazer parte da rotina do Instituto. Nos anos passados, a CAMBIO realizou Campanhas do Agasalho, de Brinquedos, e de Resíduos de Telefonia e Informática, respectivamente, nos meses de maio, outubro e junho, anualmente. Essas campanhas têm por objetivo promover a reutilização de materiais e, por conseguinte, a redução de objetos descartados, sendo que cada uma tem foco em um tipo de material. As Campanhas do Agasalho, de Brinquedos e a Feira de Troca de Livros, além do aspecto ambiental, também exercem uma função social, pois as arrecadações são doadas para instituições de caridade ou no caso dos resíduos de telefonia, descartados corretamente.
Instagram: @cambiousp
Facebook: https://www.facebook.com/cambiousp/
Responsável: Profa. Dra. Rosana Louro Ferreira Silva.